Trem Turístico da Serra da Mantiqueira

Trem Turístico da Serra da Mantiqueira:

Nós do site Pelo Trilho falaremos hoje sobre o Trem Turístico da Mantiqueira; O percurso tem início na estação de Passa Quatro e seu destino final é em Coronel Fulgêncio, tem duração de 2 horas, e percorre 20km, somando a ida e a volta.

Trem da Serra da Mantiqueira

Trem da Serra da Mantiqueira – Créditos da Imagem: abpfsuldeminas.com

Trem Turístico da Serra da Mantiqueira

Trajeto

  • Passa Quatro
  • Manacá
  • Coronel Fulgêncio

Passa Quatro

A viagem no Trem da Serra da Mantiqueira começa na estação de Passa Quatro, a cidade mineira conta com vários atrativos para os amantes da natureza e da história. O trem é uma das atrações mais visitadas da cidade.

Manacá

Estação Manacá

Estação Manacá – Crédito da Imagem: abpfsuldeminas.com

Foi uma estação que ganhou uma reforma graças ao Trem da Serra da Mantiqueira, além de ser um dos pontos onde o trem faz sua parada, possui uma feira de artesanato que recebe todos os passageiros durante seus passeios.

Coronel Fulgêncio

Em 1884 era conhecida como estação Túnel, mas em 1932, para homenagear um coronel que morreu no local, teve seu nome alterado para Estação Coronel Fulgêncio. Assim como a Manacá, foi restaurada para receber o Trem da Serra da Mantiqueira.

Você Pode Gostar de Ver: O Trem das Águas

Atrações

Trem Turístico da Serra da Mantiqueira: A viagem conta com várias atrações que visam tornar o passeio mais agradável para os passageiros. Logo na primeira estação, já é oferecido um show de música ao vivo com violeiros e possui uma exposição com várias fotografias.

Durante todo o trajeto, é possível se deliciar com a vista das montanhas que agradam até os olhos mais exigentes. Um dos grandes atrativos da viagem é este contato com a natureza que não é uma vista comum para aqueles que moram em cidades onde os prédios são tão grandes que tampam toda a vista ao seu redor.

É feita uma parada na estação de Manacá, onde possui uma feira de artesanato e são vendidos vários tipos de comidas.

Os passageiros são agraciados com música ao vivo. Um violeiro acompanha o trajeto inteiro com seu violão em mãos e muita disposição.

O passeio passa por vários pontos com paisagens deslumbrantes, e o trem faz algumas paradas para que os passageiros tirem fotos e apreciem as vistas.

Antes de ser feita a manobra para que o trem retorne a estação inicial, ainda é feita uma parada próximo ao Túnel de Mantiqueira, onde os passageiros podem fazer uma caminhada até o túnel.

Maria-Fumaça

Maria Fumaça

Maria Fumaça – Crédito da Imagem: abpfsuldeminas.com

Um dos pontos que trazem grande charme para a viagem no Trem da Serra da Mantiqueira é o fato de seus vagões e suas locomotivas serem antigas. O que faz com que os passageiros sintam mais ainda aquele gostinho do passado. Todos os equipamentos são reformados, equipados e conservados de forma que possam fazer todo o trajeto de forma segura.

O Trem da Serra da Mantiqueira conta com duas locomotivas. A 327 que foi construída em 1928 e a Brookville 1. Além delas, o transporte conta com 2 vagões que foram construídos no Brasil em 1956, e assim como as locomotivas, foram reformados para que pudessem percorrer o trajeto sem trazer riscos para os passageiros e afins.

As reformas nos vagões e locomotivas preservaram suas origens e não fizeram grandes mudanças em suas aparências, uma vez que o objetivo da restauração é manter a história intacta. Apesar de buscar fazer uma restauração que preserve as aparências dos vagões e locomotivas, é preciso lembrar que estamos em uma época onde a inclusão social é cada vez mais vista pelo mundo. Uma das melhorias dos vagões foi a implementação do fácil acesso para cadeirantes.

Túnel da Mantiqueira

D. Pedro II foi o responsável pela inauguração do Túnel da Mantiqueira, em 1884, o local foi palco de grandes batalhas da Revolução de 1932, ao passar pelo local é possível sentir um gostinho do passado. As marcas que continuam até hoje cravadas nas paredes do túnel, demonstram que ali, não foi apenas um simples local onde os trens passavam transportando pessoas e cargas, mas sim, um lugar que carrega uma grande parte da história.

Trem Turístico da Serra da Mantiqueira: Bilhetes

É preciso que se efetue a compra de bilhetes para fazer a viagem no Trem da Serra da Mantiqueira. O dinheiro adquirido nas viagens tem como um de seus principais objetivos, a preservação da história ferroviária. Os lucros adquiridos são utilizados para manter a Maria-Fumaça em boas condições e garantir que tudo funcione adequadamente.

É possível fazer a reserva das passagens para garantir que a viagem ocorra sem transtornos. Por se tratar de um passeio muito procurado, principalmente nos finais de semana, é uma boa ideia fazer a reserva com antecedência.

O passeio está disponível para viagens em grupos e até mesmo escolares, para isto, basta fazer a reserva dos bilhetes e informar a quantidade de cadeiras que serão necessárias.

Informações: Trem Turístico da Serra da Mantiqueira.

Endereço:
Rua Arlindo Luís 270 – Centro, Passa Quatro – MG, 37460-970

As saídas ocorrem nos finais de semana, feriados e pontes de feriados, nos horários abaixo:

Sábados:

  • partida às 10:00hs, chegando de volta às 12:00hs
  • partida às 14:30hs, chegando de volta às 16:30hs (horário da tarde sujeito a confirmação)

Domingos:

  • partida às 10:00hs, chegando de volta às 12:00hs

*a programação de feriados é sujeita a confirmação; contatar através do e-mail: tremdaserrap4@abpf.com.br ou pelo tel.: (35) 3371–2167 (horário comercial e finais de semana)

O passeio tem duração total de duas horas, que inclui todo o trajeto de Passa Quatro a Coronel Fulgêncio, com parada em Manacá e em Coronel Fulgêncio para visitação e retorno a Passa Quatro.

Reservas

  • Não é obrigatório, mas recomendamos que seja feita a reserva, pois sem a mesma, não temos como garantir a disponibilidade de lugares. Para realizar a reserva, basta entrar em contato pelo tel.: (35) 3371–2167 (horário comercial e finais de semana)
  • Grupos e fretamentos de trem também devem entrar em contato pelo telefone da estação.

Taxa de Manutenção do Trem da Serra da Mantiqueira.

O valor atual é de R$70,00 por pessoa (valor válido até 31/12/2020), valor promocional, válido para todas as idades, desconto não cumulativo com outros descontos.

O passageiro tem direito a transportar, sem pagamento, uma criança de até cinco anos, por responsável, desde que não ocupe assento (viajando no colo), observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores.

Estes valores são cobrados não apenas para se custear o passeio de trem, mas esta é a forma da ABPF obter a renda e continuar o trabalho de preservação ferroviária que hoje é realizado em diversas cidades, em seis estados brasileiros! Boa parte desses recursos são aplicados na restauração do material rodante histórico, para garantir-se além da preservação, a segurança na utilização do mesmo.

* O valor regular é de R$140,00, válido até 31/12/2020

ABPF

ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária

ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária é a responsável por manter o Trem da Serra da Mantiqueira funcionando, ela é uma associação sem fins lucrativos que visa manter a história ferroviária o mais intacta possível.

As reformas feitas nas locomotivas e vagões são feitas com a ajuda dos lucros obtidos com a venda dos bilhetes, são feitas alterações que visem a melhoria do passeio, manter a qualidade do transporte e garantir a segurança de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *