Trem de Guararema: Um passeio cheio de charme

O Passeio de trem em Guararema

Trem de Guararema: O passeio do Trem de Guararema tem duração de 2 horas e tem início na Estação Central de Guararema e seu destino final é na Estação da Vila Luis Carlos. A viagem atrai passageiros de vários locais e é uma iniciativa para melhorar o turismo da região e conservar a história ferroviária.

O Trem de Guararema traz atrativos únicos e especiais que podem marcar de forma positiva seus passageiros. Uma experiência única que pode fazer com que qualquer pessoa queira repetir o passeio quantas vezes for possível.

Um dos marcos do percurso é a possibilidade do passageiro ser transportado por um Caboose, oportunidade que apenas o Trem de Guararema pode proporcionar para seus visitantes.

Trem de Guararema
Trem – Guararema

Outro grande atrativo é oportunidade única de conhecer a Velha Senhora, a maior locomotiva a vapor que continua circulando no Brasil.

Apesar destes já serem ótimos motivos para fazer uma visita ao Trem de Guararema, não podemos nos esquecer de toda a história que a Locomotiva 9380 e a Locomotiva 7202 carregam em seus sinos e até mesmo em suas tinturas.

O Trem de Guararema é um passeio inesquecível e que vale cada minuto de suas 2 horas de duração.

 Percurso do Trem de Guararema

  • Estação Central de Guararema
  • Estação da Vila Luís Carlos

 Restauração

A maior parte do valor pago nos bilhetes que liberam o acesso ao passeio é usada para garantir a manutenção e restauração dos trens.

O Trem de Guararema conta com 3 locomotivas, sendo elas:

  • Locomotiva 9380
  • Locomotiva 7202
  • Locomotiva 353

Locomotiva 9380

Possuem apenas mais 2 locomotivas como ela, o que a torna uma raridade e um excelente motivo para ser preservada. Fabricada na Austrália em 1978, mas chegou ao Brasil apenas em 2005, quando fez várias viagens estampando as cores da Brasil Ferrovias, sofrendo uma nova pintura em 2008.

Suas atuais cores são uma singela homenagem para a já extinta FEPASA. A pintura de locomotivas com cores de ferrovias que não estão em funcionamento, é algo comum e uma forma de manter a memória delas vivas pelos trilhos, esta prática recebe o nome de “heritage”.

A Locomotiva 9380 passou por vários proprietários desde sua fabricação, mas se manteve forte andando sobre os trilhos. Seu atual destino como um trem que possui responsabilidade cultural e histórica, foi selado em 2019, quando foi comprada em um leilão pela ABPF.

Ao passar por toda uma restauração e receber uma nova camada de tinta, a locomotiva voltou aos trilhos e se tornou uma das 3 que pertencem a frota do Trem de Guararema.

Trem de Guararema: Locomotiva 7202

Foi fabricada em 1990 e se trata de um modelo de C30-70A. Ao ser adquirida pela ABPF a Locomotiva 7202 teve uma sorte que suas irmãs de mesmo exemplar não tiveram, ela se livrou de um triste e trágico destino. As outras locomotivas tiveram seu soar dos sinos silenciado ao terem suas peças desmontadas e recicladas.

A Locomotiva 7202 recebeu uma pintura nova, assim como a Locomotiva 9380, suas novas vestes visaram fazer uma simples homenagem para uma ferrovia que não existe mais.

Você Pode Gostar de Ver: Trem Turístico da Serra da Mantiqueira

Locomotiva 353

o Trem
O Trem

É a mais velha das 3 locomotivas utilizadas no percurso feito pelo Trem de Guararema, foi criada em 1927, sendo este o motivo de ser conhecido pelo carinhoso apelido de “Velha Senhora”.

A Velha senhora não é apenas uma locomotiva potente que deixa muitos trens mais novos comendo poeira, mas também é a maior locomotiva a vapor que circula pelos trilhos brasileiros.

Além de ser uma bela atração para os passageiros, a Locomotiva 353 também carrega várias histórias com seu deslumbrante tom preto que ganha um charme extra com adornos vermelhos.

A restauração e preservação realizadas na Locomotiva 353 escondem sua real idade, quem vê seu brilho e esplendor pode até chegar a duvidar que ela tenha presenciado tantas primaveras ao longo de sua vida.

Caboose

Caboose
Caboose

             Além de 3 locomotivas que contam várias histórias apenas soando seus sinos, o Trem de Guararema possui mais um grande atrativo para os amantes de trens, o Caboose.

O Caboose se trata de um vagão diferenciado que fica na parte final da locomotiva, onde a experiência de andar de trem é completamente especial para os passageiros. Contendo a possibilidade de um passeio sem o teto dos vagões, ou com a possibilidade de se observar toda a paisagem em uma espécie de varanda, o Trem de Guararema ganha um toque único e um atrativo a mais para seus visitantes.

Restaurado em 2017, o Caboose do Trem de Guararema é o único que pode ser utilizado por turistas em todo o país. Apesar de uma experiência única para o passageiro e uma excelente ferramenta para passeios, o Caboose não foi criado com esse objetivo, ter uma pessoa no final do trem era prático e trazia muitas praticidades para o maquinista. O vagão era utilizado até como um local para repouso do condutor e demais trabalhadores da locomotiva.

Localização

Para mais informações acerca de Guararema e seus atrativos, clique aqui.

Linha de ônibus São Paulo-Guararema: www.passaromarron.com.br

Endereço:

Rua Dr. Falcão N 4, Centro, Guararema – SP

CEP 08900-000

Clique Aqui Para Fazer a Sua Reserva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.