Simulador de trens da CPTM

Simulador de trens da CPTM:

Nós do Site Pelo Trilho, lhe apresentaremos o simulador de trens onde os operadores e alunos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fazem seus treinamentos para ingressar na carreira de maquinista de trem.

A CPTM adquiriu mais um simulador de trens equipado com tecnologia de ponta para treinamento, capacitação e reciclagem de maquinistas e funcionários das áreas operacionais.

A unidade fica localizada na sala técnica da Estação Suzano, Estação Coral, Linha 11.

Este é o quinto módulo de treinamento que a empresa implementa desde 2011.

Simulador de trens da CPTM

A primeira está localizada no Centro de Formação Profissional Eng° James C. Stewart (CPTM/SENAI) na Lapa e a outra está localizada no Prédio da Administração Presidente Altino em Osasco.

Além das outras duas unidades nas estações Luz e Brás.

Simulador de trens da CPTM

Semelhante a equipamentos utilizados em áreas como aviação e automobilismo, os novos simuladores contam com duas cabines cada, equipadas com todos os equipamentos de um trem real e uma tela que projeta imagens das linhas.

O dispositivo pode ser programado para reproduzir os trens característicos das séries, 1700, 2000, 2070, 2100, 3000, 4400, 5550, 7000, 7500, 8000, 8500, 9000 e 9500.

O simulador também conta com duas estações de apoio específicas: uma para o instrutor, para controlar e atribuir as atividades do operador,

outra para observação, com uma tela conectada diretamente à cabine de simulação, permitindo que os alunos acompanhem e aprendam com as situações enfrentadas pelos colegas.

Entre as diferentes aplicações, o instrutor pode simular diversas situações em que os alunos são surpreendidos por falhas e defeitos inesperados.

O simulador também pode apresentar mudanças drásticas no clima como chuva, neblina e outras mudanças no ambiente para que o aluno possa se adaptar às diversas interferências submetidas à rotina dos trens.

Assista ao vídeo do simulador abaixo:

A empresa que oferece esse serviço de simulador é a Lander.

Saiba Mais: Como se tornar um maquinista de trem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.