Quem inventou o trem?

Quem inventou o trem, você sabe? Fique conosco que nós do Site Pelo Trilho te contaremos tudo!

Em 1681, o jesuíta belga Ferdinand Verbis inventou a máquina a vapor em Pequim. Na verdade, ele foi um dos pioneiros.

A lista de inventores de trens é longa, havendo muitas tentativas. Em 1769, o soldado francês Joseph Counault também construiu uma máquina a vapor para transportar munições.

A Grã-Bretanha, por outro lado, usava essa nova máquina para levar seus produtos industrializados para outros países mais rapidamente.

Quem inventou o trem?

Quem inventou o trem

A locomotiva surgiu precisamente na Inglaterra, em 13 de fevereiro de 1804, pelas mãos do engenheiro Richard Trevithick. Nesse dia, cinco vagões, carregados com dez toneladas de carga (ferro) e 70 passageiros, percorreram trajeto de 14,5 quilômetros, em quatro horas, sobre trilhos. Antes disso, algumas tentativas haviam sido fracassadas.

Porém, foi apenas em 1814, que o britânico George Stephenson apresentou ao mundo a primeira locomotiva a vapor, contendo 8 vagões, e suportando 30 toneladas, a partir desta data se inaugurou a era ferroviária.

No Brasil, 44 anos depois, foi inaugurada por Dom Pedro II, a primeira ferrovia nacional, a Estrada de Ferro de Petrópolis (Mauá), com a locomotiva Baroneza brilhando sobre seus trilhos.

E a modernização não parou, em 1863, em Londres, foi construído o primeiro metrô do mundo.

Mas foi só no século 20 que os trens começaram a ganhar seu devido valor por ser considerado o meio de transporte mais seguro e barato.

A França atualmente possui a rede ferroviária mais estruturada da Europa.

Porém a evolução não para… O serviço ferroviário de alta velocidade francês começou na linha entre Paris e Lyon e se expandiu para outras cidades e outros países como Suíça, Bélgica, Holanda e Reino Unido.

Essa evolução se aprimorou com a chegada do trem bala do sistema MagLev que com certeza é o mais rápido e mais moderno do mundo.

Ele utiliza trilhos de rodas de aço e tem ímãs que fazem o trem praticamente “levitar”, o milagre da tecnologia.

E aí, você sabia que Richard Trevithick e George Stephenson são considerados os inventores dessa maravilhosa arte da engenharia, você consegue imaginar como o mundo seria sem os trens?

Esta gostando dos nossos artigos, deixe um comentário, uma sugestão ou uma reclamação, sua opinião é muito importante para nós.

Saiba Mais: Como se tornar maquinista de trem

Saiba Mais: Para que servem as pedras nos trilhos do trem? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.