Porque os trens buzinam tanto?

Porque os trens buzinam tanto?

Os trem precisam mesmo buzinar com tanta frequência e tão alto assim? Na verdade sim eles precisam, e o principal motivo é a segurança.

Nós do Site Pelo Trilho, preparamos um artigo para sanar todas as suas dúvidas sobre esse assunto, confira!

Os maquinistas têm que buzinar em determinadas situações que estão descritas no regulamento geral de operação ferroviária.

A norma 215 obriga as locomotivas a buzinarem toda vez que estiverem se aproximando de algum túnel, viaduto ou passagem de nível.

Mas isso não é tudo, os apitos dos trens e as buzinas, são um método eficaz de comunicação.

Existe todo um sistema de sinais locomotivos onde diferentes combinações de sons indicam coisas completamente diferentes.

Então que tal conhecer os sinais mais comuns de trem para entender o que está acontecendo lá nos trilhos todas as vezes que uma locomotiva buzina!

Porque os trens buzinam tanto?

Porque os trens buzinam tanto

Pois bem, se você ouvir apitos curtos quer dizer que o maquinista está tentando chamar a atenção para o trem em movimento.

Por exemplo, ele pode apitar quando alguma pessoa ou animal estiver nos trilhos.

Já um único apto curto indica que o trem está prestes a parar.

Um longo som de apito pode ser ouvido quando o trem está quase parando,

pois o maquinista aciona os freios pneumáticos e a pressão dentro deles se equaliza e você consegue ouvir um som estridente.

Outra coisa, o trem dá um sinal longo quando está se aproximando de uma estação.

Ao mesmo tempo, duas buzinadas longas indicam que o trem liberou os freios e está pronto para continuar sua jornada.

Três apitos curtos dados por um trem parado quer dizer que a locomotiva está prestes a engatar a ré.

Um apito longo seguido de um curto, indica que o trem está se aproximando de algum equipamento ou de pessoas que estão trabalhando nos trilhos ou perto deles.

Comunicação:

Os maquinistas também mostram que entenderam gestos ou sinais de rádio apertando a buzina.

Mas se o trem der quatro apitos curtos, quer dizer que o maquinista não entendeu o sinal de rádio e que está pedindo para ele ser repetido.

Agora, o sinal que você provavelmente houve mais do que os outros, é o de dois apitos longos, seguidos por um apito curto e de outro longo.

Os trens têm que buzinar assim, toda vez que se aproxima de uma passagem de nível que é onde uma linha de trem e uma rodovia ou duas linhas de trem se cruzam no mesmo nível.

E esses sinais não são brincadeira, o fato é que hoje em dia os trens têm um itinerário bem apertado, aí diversos trens seguem uns aos outros com um intervalo curto.

E os pedestres e motoristas que estão esperando para atravessar a linha do trem, nem sempre percebem que pode haver mais de um trem se aproximando.

A pressa faz as pessoas saltarem nos trilhos assim que um dos trens passa, e se a visibilidade for ruim ou se o próximo trem estiver se aproximando sem fazer muito barulho, essas tentativas de poupar tempo podem acabar de forma trágica.

Os barulhos estridentes emitidos pelas locomotivas incomodam pessoas do mundo todo, principalmente as que moram perto das ferrovias.

Reclamações:

Uma vez o estado da Flórida nos Estados Unidos até tentou banir as buzinas dos trens, mas a paz e o sossego não duraram muito tempo.

Depois que a quantidade de acidentes nas passagens de nível quase dobrou, a proibição foi revogada.

Por outro lado existem as famosas zonas de silêncio, são regiões onde os maquinistas não podem buzinar.

Mas neste caso todo cruzamento público nessa região precisa ser equipado com uma cancela,

para evitar que carros e pessoas fiquem nos trilhos e para que pedestres não cruzem a linha no momento errado.

Buzinas de trens: Assista.

E aí, agora que você já sabe porque os trens buzinam tanto, você ouve muitas buzinas perto de onde mora? conte pra gente nos comentários abaixo.

Material de consulta e fonte: INCRÍVEL

Saiba Mais: Curso Operador Ferroviário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.