Pedras nos trilhos de trem, para que elas servem?

Pedras nos trilhos do trem para que servem, vocês sabem?

Uma coisa que faz parte de todas as viagens de trem são as pedras que você vê bem embaixo e ao longo dos trilhos, mas para que elas servem afinal?

E como essa base de pedras não se desfaz com peso dos trens em movimento?

São tantas perguntas não é mesmo, mas fique tranquilo, que nós do Site Pelo Trilho temos todas as respostas de que você precisa.

Como é feito o lastro da ferrovia?

Para começar essa base de pedras que vemos nos trilhos de trem tem um nome, é chamada de “Lastro” e sua função é muito importante:

Os trens transportam cerca de quarenta por cento das cargas do mundo, por isso precisamos de ferrovias em boas condições e construídas com uma precisão exata.

Então, você não pode simplesmente jogar um monte de pedras em uma pilha, colocar um trilho sobre elas e pronto!

A espessura da camada do lastro (das pedras) geralmente depende das condições da construção do terreno dessa área, e de quanto ou que tipo de tráfego a ferrovia terá.

Mas geralmente são cerca de 10 cm de profundidade e o preenchimento vai até o topo dos dormentes.

Dormentes são as toras de madeira, ou lajes de concreto entre os trilhos que os mantém no lugar, se o lastro não for profundo suficiente a ferrovia pode afundar.

Pedras nos trilhos do trem: É possível usar qualquer pedra para fazer o lastro?

Pedras nos trilhos de trem

A resposta é não, se você olhar mais de perto o cascalho, notará que não há uma única pedra lisa, cada rocha tem arestas irregulares, isso não é coincidência.

Se forem usadas pedras redondas elas irão deslizar e o lastro se espalhar e isso não é bom, já que a ideia principal é fornecer apoio e suporte aos trilhos.

Para impedir que essa bagunça gigante aconteça, o lastro é feito de cascalho triturado, por que permite que as bordas afiadas se entrelacem umas com as outras como em um quebra-cabeça.

Além disso, em locais onde o lastro foi recém assentado os limites de velocidade são sempre reduzidos assim dá tempo para as pedras se acomodarem bem.

Pedras nos trilhos do trem: Mas afinal para que serve o lastro?

Bem, agora você tem uma ideia de que esse cascalho dá suporte para a ferrovia.

Mas isso não é tudo, as ferrovias são espostas a muitas condições que as desgastam facilmente.

Chuvas fortes podem causar inundações, vibrações podem eventualmente destruí-las, e o estresse do calor e do atrito faz com que ela se dilatem e se contraiam e também podem ficar cobertas de ervas daninhas e grama.

Portanto, o lastro serve como uma maneira de proteger a ferrovia de todas essas coisas, ele facilita a drenagem e evita que a pista fique alagada.

Também absorve vibrações, mantém a expansão do calor em um nível minimamente seguro e não deixa as plantas crescerem por baixo.

Assim como os trens e os trilhos, o lastro também precisa de manutenção e limpeza regulares, se as pedras ficarem cobertas com muita lama e sujeira elas não drenariam a água com a mesma eficácia.

Fonte: INCRÍVEL

Saiba Mais: Como se tornar um maquinista de trem

2 comentários

  1. Muito bem, interessante, e seria bom que apresentassem mais detalhes para que a gente possa aprender mais a respeito de estradas de ferro e trens, pois esses conhecimentos nos dias de hoje são muito importantes para todos nós. Bom seria que comentassem a respeito do projeto de transporte ferroviário para passageiros que se pretende retomar. Por tratar-se de ano eleitoral, com certeza poderá ser um tema bem discutido pois “dá votos” para os candidatos. Esperamos que possam de fato trazer de volta esses trens, ora, não precisa exagerar com o tal de TREM-BALA , basta o trem , digamos, talqualmente o da VALE DO RIO DOCE e que já seria uma grande vitória. Agora, pelo amor de Deus, que nem falem no tal de “TEMBALA” pois desse nós podemos até exportar. è isso aí. Obrigado. Waldir Pedro Alves

  2. Seria interessante enviar uma cópia dessa reportagem para o congresso nacional, para que veja a merda que fizeram ao permitir que destruíssem a nossa malha ferroviária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.