Passeio Trem das Águas em Minas Gerais

Maria Fumaça Trem das Águas

Passeio Trem das Águas em Minas Gerais: Quem viaja pelo Trem das Águas tem a sensação de retorno ao passado com direito a ouvir os apitos e bater do sino de uma Maria Fumaça original, locomotiva de fabricação norte americana dos anos de 1925, com o ruído cadenciado de expulsão do vapor e o ranger de suas braçagens.

  • Esta ferrovia antiga, projetada e construída pelos ingleses tem 115 anos de história.

Por ela viajaram D. Pedro II e sua comitiva, buscando o clima ameno e as benesses das águas salobras de Minas Gerais.

HISTÓRIA

Em 1875 o Governo Imperial concedeu ao Visconde José Vieira Couto de Magalhães e ao Visconde de Mauá para a construção de uma ferrovia com o nome de Minas-Rio.

Este foi o último projeto ferroviário do Visconde de Mauá, que tem grande história em projetos ferroviários.

A construção teve início em 21 de abril de 1881, pela companhia Minas e Rio Railway e teve sua inauguração em 1884.Em sua viagem inaugural contou com a presença do imperador, D. Pedro II e sua comitiva.

Nesta viagem D. Pedro II percorreu 170 Km, partindo da cidade de Cruzeiro para Três Corações. Na chegada, ele honrou o engenheiro inglês Henry Turner com um abraço.

Mais tarde, a ferrovia inglesa voltou a concessão ao governo federal que, após várias mudanças na administração, criou a RMV (Rede Mineira de Viação) e finalmente sob o controle da RFFSA, a estação foi fechada.

Atualmente, somente 20 Km dos 170 Km originais, estão em condições de funcionamento. Sob a tutela da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) que mantém aberto o trecho da cidade de Passa Quatro onde funciona o Trem da Serra da Mantiqueira e a cidade de São Lourenço, com o Trem das Águas.

A distância percorrida pelo Trem das Águas é de 10 km, partindo de São Lourenço e chegando na cidade de Soledade, totalizando uma viagem de 20 Km, ida e volta.

Você Pode Gostar de Ler: Serra do Mar Paranaense

ATRATIVOS

Passeio Trem das Águas
Maria Fumaça

Durante a viagem, o passageiro desfruta de música ao vivo, tocada por cantores locais.

Nas cidades, São Lourenço e Soledade, existem várias as opções gastronômicas, com ênfase na cozinha tradicional de Minas Gerais.

Várias feiras de artesanato, espetáculos musicais, sem esquecer do Pequeno Museu Ferroviário.

Na estação ferroviária de São Lourenço. O visitante encontrará vários tipos de queijos, doces e bebidas locais, como cachaça e licores.

Durante boa parte da viagem, o passageiro desfruta da visão do Rio Verde e da vegetação local.

O TREM

O Passeio Trem das Águas é composto por 8 carros para passageiros e tracionado por uma autêntica locomotiva a vapor, a popular Maria Fumaça.

Em todos os vagões existe serviço de bordo, com a venda de bebidas, camisetas e bonés, além da apresentação de músicas regionais por artistas locais.

Em São Lourenço ficam à disposição do Passeio Trem das Águas duas locomotivas a vapor.

  • Locomotiva 327: locomotiva inglesa de 1928, do tipo Pacific Beyer Peacock (rodagem 4-6-2). Foi construída para a Leopoldina Railway, num lote de 28 locomotivas, providas de super aquecedores e força de tração a 85% da pressão de 8.355 Kg. Foi trabalhar inicialmente na Baixada Fluminense. Mais tarde foi transferida para a rede mineira.
  • Locomotiva 1424: locomotiva americana de 1927 do tipo Mikado (rodagem 2-8-2). Construída pela Baldwin e recebeu este número da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Ambas em perfeito estado de funcionamento.

A VIAGEM

São Loureço Minas Gerais
São Lourenço Minas Gerais

O Trem das Águas roda entre as cidades de São Lourenço e Soledade, uma distância de 10 Km que dura em torno de 40 minutos; permanece por mais 40 minutos em Soledade e retorna para São Lourenço, novamente com o tempo médio de 40 minutos. Portanto, em média de 2 horas de um passeio muito bom.

O trem funciona nos finais de semana com os seguintes horários:

  •             Sábados: 10:00 horas e 14:30 horas
  •             Domingos: 10:00 horas

Nas datas festivas e feriados podem ocorrer trens extra, mas é melhor confirmar os horários ligando para a estação.

É possível também fazer fretamento para grupos., excursões, escolas entre outros. Pode-se agendar um trem inteiro, com dias e horários alternativos.

ROTEIRO

A partida se dá na estação de São Lourenço, que se situa no Km 80 da antiga The Minas and Rio Raiway Conpany, seguindo viagem para a cidade de Soledade.

Vai margeando o rio Verde, oferecendo ao turista lindas paisagens. Também é possível ver o aeroporto de São Lourenço e a estação Parada Ramon. Atenção porque o trem não para nesta estação.

Após passar pela estação Ramon, o trem segue por um estreito vale aproximando-se mais do Rio Verde. O ponto seguinte é a cidade de Soledade, onde após passar pela estação, o trem segue até um desvio e retorna para fazer a manobra de reversão, quando a locomotiva é posicionada na outra ponta do trem, e finalmente para na estação.

Após um intercalo de 40 minutos quando os turistas podem visitar uma feira de artesanato que inclui também doces, pastéis, garapa e muitos quitutes locais.

A seguir o trem segue novamente em direção à São Lourenço, com os violeiros continuando a animação da viagem.

Em São Lourenço também está a disposição uma feira de artesanato, lojas de bebidas e um confortável bar.

Isto sem mencionar a famosa hospitalidade Mineira.

Um passeio que vale a pena.

Pelo Trilho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.