Maria Fumaça Tiradentes, São João del-Rei

Maria Fumaça Tiradentes, São João del – Rei:

Transportando passageiros entre as cidades de Tiradentes e São João del – Rei, a Maria Fumaça mais antiga em funcionamento no Brasil, te leva em uma viagem cheia de história.

Tiradentes e São João del – Rei, foram fundadas bem no inicio do século XVIII, e até hoje preservam, suas características históricas, como sua igrejas barrocas e a arquitetura colonial, características das cidades históricas de Minas.

São 12 quilômetros percorridos pela Estrada de Ferro Oeste de Minas Gerais, onde os passageiros passam pelo Rio das Mortes e pela maravilhosa Serra de São José, lembrando que essa estrada de ferro tem sua inauguração datada do ano de 1881, são mais de 130 anos de história.

Estação Tiradentes
Estação Tiradentes

Bilhetes Maria Fumaça:

Para adquirir o bilhete do passeio, o passageiro deve ir até a estação ferroviária de São João del-Rei sua bilheteria funciona de quinta a sábado das 9:00h às 17:00h(fechando entre as 11:00 e 13:00h, em dias semanais, e entre as 13:00h e 14:00h nos dias de sábado), e em dia de domingo das 9:00h as 13:00h.

A bilheteria na cidade de Tiradentes tem seu horário de funcionamento similar durante a semana, com mudanças aos sábados e domingos, quando abre das 09:00h às 12h e das 13:00h
às 17:ooh, estando localizada na Praça da Estação.

Custando por volta de R$60,00 um trecho se desejar, ou R$70,00 o trecho completo de ida e volta, o passeio só é disponível aos finais de de semana, sexta, sábado e domingo, sendo o domingo o dia mais procurado, então planeje-se.

Endereços e informações

Estação São João del-Rei
Avenida Hermílio Alves, 366, Centro, São João del-Rei/MG, Brasil
+55 (32) 3371-8485
Bilheteria: 8h às 17h, de quarta a sábado e 8h30 às 12h, aos domingos

Estação Tiradentes
Praça da Estação s/nº, Tiradentes/MG, Brasil
Bilheteria: 8h às 17h, de quinta a sábado e 8h30 às 12h, aos domingos

Museu Ferroviário de São João del-Rei
Avenida Hermílio Alves nº 366, Centro, São João del Rei/MG, Brasil

A visitação está suspensa temporariamente.

Venda de passagens

A venda de passagens será feita por meio das bilheterias, nas estações de ambas as cidades, e pela internet.

Pela internet, clique no link do Guichê Virtual, para ser direcionado ao site responsável pela venda de passagens do Trem Turístico na web. Entre em contato com o time do Guichê Virtual caso tenha qualquer dúvida.

Pessoas passeando na maria fumaça
Grupo de senhoras passeando na Maria Fumaça

Nós do Site Pelo Trilho, recomendamos que comprem a passagem com antecedência se possível, principalmente se seu trajeto for com a Maria fumaça de Tiradentes pra São João del-Rei, que no caso é o mais concorrido.

Lembrando que há a possibilidade de pagar meia entrada as crianças com até 12 anos de idade, estudantes com carteirinha e idosos.

Paisagens magníficas vistas da Serra de São José, cidades lindas e charmosas, são uma das grandes atrações que o passageiro com certeza irá observar, porém a grande atração mesmo é a própria Maria Fumaça, que te leva a cruzar uma
ferrovia tão antiga e cheia de história.

Serra de São José Vista do Alto
Foto da Serra de São José tirada por um drone

Sem falar no ponto alto de toda viagem que é momento da “Rotunda”, ou seja, quando a locomotiva é desengatada dos vagões, e virada no trilho manualmente, para que seja alterado
o seu destino na viagem, invertendo os assentos e recomeçando a viagem novamente.

Observando que o movimento da Rotunda acontece apenas na estação de Tiradentes e não acontece em São João del-Rei.

Você Também Pode Gostar de Ver: Trem Turístico Curitiba – Morretes

Dica, Pelo Trilho

Uma dica para o viajante é chegar cedo na estação nos dias de passeio que acontecem nas sextas e domingos às 10:00h e sábados, às 15:00 em São João del-Rei com destino a Tiradentes, e as sextas e domingos às 11:00h e aos sábados às
16:00 de Tiradentes a São João del-Rei, pois os assentos não são marcados.

Alguns vagões tem bancos apertados de madeira, já outros com bancos estofados para uma melhor acomodação do passageiro, por isso a dica citada acima, que se chegue cedo, para encontrar os melhores lugares e ainda evitar qualquer tipo de
tumulto.

No sentido Tiradentes – São João del-Rei, o melhor a se fazer é evitar os primeiros vagões que podem ser mais atingidos pela fumaça da própria locomotiva, e se possível escolher o lado
direito do vagão para ter uma melhor vista dos principais pontos da Serra de são José durante o trajeto.

Você Também Pode Gostar de Ver: Estrada de Ferro Carajás

Museu Ferroviário de São José del-Rei

Vista do museu ferroviário em São João del - Rei
Museu São João del – Rei

A partir das 09:00h, de quarta a domingo o Museu Ferroviário de São João del-Rei, recebe os visitantes na estação, expondo suas fotos, objetos do tempo da construção da ferrovia do fim do século XIX, documentos históricos, o museu também apresenta a primeira locomotiva que fez o trajeto.

Sendo essa locomotiva datada de 1880, fabricada nos Estados Unidos, ela foi também a responsável por trazer Dom Pedro II e sua comitiva para a inauguração da linha.

 

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *