Estrada de Ferro Mauá, a primeira ferrovia do Brasil

Estrada de Ferro Mauá, a primeira ferrovia do Brasil, teve a sua inauguração em 1854 pelo Imperador do Brasil Dom Pedro II, com uma extensão de 14,5 Km. O transporte ferroviário no Brasil infelizmente foi sucateado com os passar dos anos, e nós do Site Pelo Trilho, estamos disposto a cobrar mais agilidades na retomada do modal ferroviário brasileiro.

Estrada de Ferro Mauá

Estrada de Ferro de Mauá
Fonte: Foto do Arquivo Nacional do Brasil

Em 1854, graças a genealidade de Irineu Evangelista de Souza, mais conhecido como Barão de Mauá, o Brasil ganha sua primeira ferrovia, a Estrada de Ferro Mauá, trecho que percorria as cidades de Rio de Janeiro até Petrópolis, com uma extensão de 14,5 Km.

Operada pela empresa “Imperial Companhia de Navegação e Vapor e Estrada de Ferro Petrópolis”, é considerada pioneira no transporte intermdal no país, pois trouxe uma integração entre o transporte aquaviário e o transporte ferroviário, algo inexistente à época.

Expansão das Ferrovias no Brasil

Em 1858 a segunda ferrovia no Brasil veio a ser inaugurada em Pernambuco, e previa uma ligação da Cidade de Recife até chegar ao Rio São Francisco, porém não fora atingido por completo o seu objetivo.

Enquanto isso no Rio de Janeiro foi inaugurado a terceira ferrovia do país, e concretizada a Estação da Corte á Queimados, com um trecho 47,210 Km de extensão. Sua construção foi realizada pela Companhia Estrada de Ferro Dom Pedro II.

Com a chegada da República essa ferrovia troca de nome e começa a se chamar Estrada de Ferro Central do Brasil, ganhando conexões com outras ferrovias em diversos estados devido a sua expansão.

Em 1867, nascia a primeira ferrovia do Estado São Paulo, a Estrada de Ferro São Paulo Railway, sendo projetada pelo Barão de Mauá juntamente com James Brunlees, engenheiro Britânico.

Essa ferrovia ligava Jundiaí ao Porto de Santos, passando por diversas cidades e percorrendo a difícil Serra do Mar, tendo como seu objetivo principal o escoamento do café Paulista produzido no interior do estado.

No século XX o Brasil viveu um “boom” em ferrovias, em 1919 o país contava com 28.128 quilômetros de ferrovias, contando com 18 ferrovias o Estado de São Paulo, foi o Estado com maior expansão, com isso as indústrias paulistas obtiveram um êxito gigantesco.

Nas próximas décadas outras importantes ferrovias foram criados pelo Brasil entre elas estão:

1903 Estrada de Ferro Vitória a Minas;

1912 Ferrovia Madeira-Mamoré;

1917 Expansão das ferrovias no sul do país ligando os portos de São Francisco do Sul e Paranaguá;

1935 A ligação da cidade de Ourinhos (SP) até Londrina (PR).

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