Como se Tornar Maquinista de Trem 2021 / 2022

COMO SE TORNAR MAQUINISTA DE TREM PASSO A PASSO: No Brasil, o transporte ferroviário possui a extensão de aproximadamente 30.150 Km. Isto gera uma boa demanda para maquinistas.

Um maquinista é quem opera ou dirige um trem. Ele se ocupa da condução e manutenção dos comboios ferroviários. O nome maquinista remonta da operação de máquinas a vapor.

Trata-se de uma carreira de muita responsabilidade. Tem exigências como ficar longe de casa por dias e as vezes por semanas.

É normal o trabalho em horário irregular, mesmo à noite, durante feriados ou fins de semana. Isto considerando também que dificilmente você conseguirá trabalhar na cidade em que mora. Poucos profissionais trabalham tão solitários quanto os maquinistas.

Mas tem suas contra partidas. É muito bom para quem gosta de viajar e é bem remunerado. Embora muitos reclamem destes valores.

A maioria dos maquinistas estão na profissão por vocação, nascida quase sempre na infância, na admiração das locomotivas, enormes e poderosas.

As dificuldades encontradas na profissão fazem com que a maioria dos maquinistas trabalhem por vocação.

Maquinista de Trem
Maquinista

PASSOS E REQUISITOS: Como se Tornar Maquinista de Trem

Também chamados de engenheiros de locomotivas. Eles são responsáveis não só pelas locomotivas, mas por todo o comboio

Para ingressar na profissão são necessários cumprir alguns requisitos.

Os gerais são:

. Ter mais de 18 anos

. 2º grau completo

. Passar por testes de drogas e antecedentes

. Ser capaz de trabalhar sozinho por longos períodos, lidar com emergências e pensar por conta própria.

A seguir será necessário o treinamento que deverá ser aprovado pela Administração Federal de estradas de ferro. Dificilmente você entrará em   empresa já como maquinistas.

O começo geralmente é como operador de operações ferroviárias. O tempo nesta função leva, no mínimo por um ano.

Você Pode Gostar de Ver: Curso Operador de Ferrovias

FUNÇÕES

É normal a separação entre maquinistas de manobras e maquinistas de viagem. Os que trabalham em manobras trafegam em trechos menores que 30 Km.

Os que trabalham acima desta margem são os maquinistas de viagem ou no popular maquinista de trecho.

Quando citamos que é preciso ser capaz de trabalhar sozinho. Você pode pensar nos casos em que um comboio é conduzido por mais de uma locomotiva. Mas é apenas um maquinista quem comanda todas.

São interligadas. A primeira é chamada de líder, as demais são as comandadas, interligadas por um cabo chamado jumper.

Também pode haver locomotivas posicionadas no meio e no final do comboio. Este sistema é chamado de locotrol.  A comunicação entre ter a líder e as remotas é feito via rádio.

Nas ferrovias americanas os maquinistas tinham o conforto de um vagão que era acoplado no fim do comboio, chamado caboose.

Nele podiam descansar, cuidar das papeladas da viagem e caso o trem necessitasse de uma parada de emergência, em locais gelados, servia como abrigo contra as intempéries. No Brasil, era conhecido como vagão guarda freios.

Maquinista
Maquinista de Tem

TREINAMENTOS: Como se Tornar Maquinista de Trem

O requisito técnico é fazer um treinamento formal com aulas teóricas e práticas. A maioria das empresas que trabalham com ferrovias tem escolas para a formação de maquinistas próprios.

Nestas empresas, geralmente as vagas nestas escolas é dada para pessoas que já iniciaram a carreia ferroviária, trabalhando em funções como condutor, operadores de freio ou trabalhando na manutenção dos trilhos.

Este treinamento pode levar de semanas a meses. incluindo treinamento em simuladores e na prática, com acompanhamento.

Algumas empresas exigem mais tempo de treinamento devido a maior complexidade dos percursos, das cargas e das distâncias a serem percorridas.

A ferrovia Vitória à Minas, o treinamento é de, no mínimo 4 anos, treinamento este oferecido pela mineradora Vale.

O SENAI oferece um curso de qualificação profissional onde você poderá aprender a conduzir trens, como monitorar todos os equipamentos de bordo, as modalidades de operação manual, automática e ou semi automática.

Será treinado para poder realizar inspeções e vistorias visando detectar falhas antes que se tornem um problema maior, sendo capaz inclusive de realizar consertos.

Também estão incluídos neste item as vias e os veículos ferroviários sob sua responsabilidade, sempre seguindo os procedimentos técnicos com as normas de saúde, segurança, qualidade e meio ambiente.

Maquinista na Cabine do Trem
Maquinista na cabine do trem

MATÉRIAS ESTUDADAS

Algumas matérias são básicas nos treinamentos: Come se Tornar Maquinista de Trem.

. Manobras e comunicação ferroviária

. Material rodante

. Noções de mecânica e eletricidade

. Noções de via permanente e sinalização

Nestes treinamentos, destacamos a comunicação ferroviária, tanto via rádio como através de instrumentos e aparelhagem eletro eletrônica e a sinalização. Muitos acidentes têm origem em falhas nestes quesitos.

Outros treinamentos são específicos. Apresentamos como exemplo o currículo da escola do SENAI.

Condução de trens

. Pneumática de carros, vagões e locomotivas

. Noções de mecânica de locomotivas e trens-unidade

. Noções de elétrica de locomotiva e trens-unidade:

Devidamente treinado, o próximo passo é conseguir a licença expedida pela Administração Federal de Estradas de Ferro. É mais complicado que conseguir uma habilitação de motorista.

Assim como as licenças para motoristas, a licença para maquinistas deve ser renovada periodicamente.

*Nós do Site Pelo Trilho, NÃO palestramos cursos, apenas indicamos parceiros como o SENAI e o Brasil Ferroviário.

**Uma Dica “Pelo Trilho” é começar com o

Curso de Operação Ferroviária primeiro, pois adquirindo experiência em Operações Ferroviárias, você estará muito mais qualificado para conseguir se tornar um Maquinista de Trem.

***Para saber mais sobre o Curso de Operação de Ferrovias Acesse o Site do Brasil Ferroviário Clicando Aqui Mesmo.

****Para Saber Mais Sobre o Curso de Maquinista Acesse o Site do SENAI AQUI MESMO.

Veja aqui a lista de todas as empresa ferroviárias que atuam no Brasil, acesse o site de cada uma e veja se há processos seletivos em aberto Lista de Empresas Ferroviárias

SONHOS EXISTEM PARA SEREM REALIZADOS!

9 comentários

  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

  2. Muito bom o conteúdo que esse blog mostrou aqui eu tirei todas as minhas dúvidas sobre de como ser um maquinista meus parabéns

  3. Eu me interesso em trabalhar na rede férrea , se possível no dia de amanhã até ter um maquinista que desde criança foi o meu sonho,e a vida me ensinou que qd a gente sempre correr atrás dos nossos objetivos, então conto com a colaboração de vcs para eu realizar este desejo que sempre tive, obrigado pela oportunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *