As Ferrovias do Holocausto: O Pior Trem da História

As Ferrovias do Holocausto foram usadas forçadamente pelos nazistas durante a 2ª guerra Mundial para transportar Judeus a campos de concentração e de extermínio sob o julgo do Terceiro Reich alemão.

Um homem chamado Adolf Hitler cresceu politicamente na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, mesmo com o seu passado já duvidoso sendo até mesmo preso após alguns levantes contra o governo da época, de alguma maneira ele conseguiu conquistar a confiança do povo alemão.

A década de 1930 foi marcada pelas consequências da crise de 1929 e da Primeira Guerra Mundial, que colocaram os alemães em posição de verdadeira penúria.

Adolf Hitler conquistou o povo junto ao seu carisma e conseguiu coadunar as massas através do reerguimento da Alemanha. Um dos pontos centrais das suas falas era de como o país precisava urgentemente se afastar e destruir toda e qualquer influência vinda das comunidades judaicas.

Com o início da Segunda Guerra Mundial esses ataques se tornaram mais direto e sanguinolento, chegando a ser mortal em alguns casos no início. Os Judeus alemães e de países vizinho que foram ocupados pelos nazistas, foram brutalmente perseguidos psicologicamente, financeiramente e militarmente, sendo levados para os denominados campos de trabalhos forçados.

As Ferrovias do Holocausto: Consequências

Campo de concentração de Birkenau
Campo de concentração de Birkenau

Nesses campos de concentração, prisioneiros eram feitos de cobaias em “experiências científicas”, forçados a horas de trabalhos braçais, e consequentemente muitos foram mortos devido aos experimentos científicos e por métodos diretos de extermínios.

O aniquilamento de judeus entrementes a Segunda Guerra Mundial ficou conhecido na história como Holocausto, e mesmo com tantas provas robustas, há ainda hoje, pequenos grupos na sociedade que negam o seu acontecimento.

A verdade é que esse extermínio/holocausto fora capaz de acontecer, e com números tão elevado de vitimas, devido as chamadas Ferrovias do Holocausto, porquanto eram essas Ferrovias que transportavam prisioneiros adultos, mulheres e crianças até os campos de extermínios, campos esses que tinham uma capacidade enorme para matar em escalas altíssimas por dia.

A partir de 1942 o nazismo precisava de algum meio de transporte para fazer o deslocamento de seus prisioneiros para os campos de concentração. Pois, antes disso os esquadrões da morte nazistas por onde passavam eliminavam por ali mesmo os Judeus que encontravam em seus caminhos.

Porém depois da Conferência de Wannsee foi determinado que Judeus a partir de então, seriam levados para os campos de concentração e trabalho forçado, onde passariam por toda humilhação e opressão e por fim a morte.

Os Judeus que foram capturados pelos nazistas na Alemanha e nos países vizinhos ocupados principalmente os da Polônia, eram deportados pelas Ferrovias do Holocausto.

Entretanto, o governo alemão escondia dos prisioneiros e do resto do mundo o real propósito de tal deportação, afirmando que se tratava apenas de um mero censo demográfico. Infelizmente no meio de todo esse procedimento, os nazistas exterminaram mais de seis milhões de Judeus.

Vagão de madeira onde se transportavam os prisioneiros
Vagão de madeira onde se transportavam os prisioneiros

Começo do Fim

A constância de trens nas Ferrovias do Holocausto só veio de fato a reduzir após o desembarque das tropas aliadas na região da Normandia na França e com a chegada do Exército Soviético pelo Leste da Europa.

Além da utilização desses trens os nazistas ainda forçavam os judeus a caminharem por quilômetros de distância, marchando até os campos de concentração onde de fato grande parte veio a ser morta.

Mesmo perto do fim da guerra e da iminente derrota, os alemães mantiveram os judeus de prisioneiros tentando angariar tempo e usando os prisioneiros como moedas de troca por alemães capturados nas batalhas.

Porém a situação naquela altura já era irreversível para os nazistas e não mais deslumbravam alguma chance de vitória, lhes restando apenas a total rendição, a perda da guerra e uma mancha que jamais se apagará da história.

Ferrovia do Holocausto
Ferrovia do Holocausto

 

Auschwitz
Auschwitz

Saiba Mais: 

Como se Tornar Maquinista de Trem 2021 / 2022

Curso Operador de Ferrovias

Trem do Vinho, Turismo no Sul do País

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *